Postagem em destaque

Medicina em Revista: HCG Emagrece?

Medicina em Revista: HCG Emagrece?

sábado, 29 de maio de 2010

Cálculo Renal

Certos medicamentos usados no início de crise aguda de cálculo renal podem ajudar na eliminação do cálculo. Habitualmente, cálculos de pequenas dimensões descem normalmente sem dificuldade e são eliminados a partir da bexiga. Mesmo sem dor intensa, podem aparecer hemácias no exame de urina, ainda que esta não mude de cor. Alguns cálculos de maiores dimensões não progridem na parte mais estreita do ureter, que é a conexão entre o rim e a bexiga. É quando a dor se intensifica. Inicialmente, a dor se localiza em um dos lados, no flanco, logo abaixo da última costela. Depois, irradia-se para frente e para baixo, indo, às vezes, até a raiz da coxa do mesmo lado.
O uso de medicamentos chamados alfabloqueadores ou dos antagonistas de cálcio pode facilitar a eliminação desse cálculo estagnado na última porção do ureter, próximo à bexiga. Uma revisão aparece em número recente de revista especializada (Ann. Emerg. Medicine, 2007:50; 552) demonstrando ação satisfatória em número considerável de pacientes que receberam a tansulozina (Secotex e Omnic), via oral, diariamente, ou a nifedipina (Adalat) por via oral. Uma análise de 700 pacientes com cálculo não maior do que 5 mm e que receberam doses de um daqueles medicamentos conseguiu a entrada do cálculo na bexiga e, como conseqüência, fim da crise. Outros medicamentos do grupo da nifedipina como a amlodipina (Pressat, Norvasc, Anlodibal etc.) podem exercer o mesmo efeito na eliminação do cálculo estacionário no fim do ureter, com menos efeitos colaterais do que os vistos com a nifedipina. É de registrar que o CMDT de 2007 adverte que o aumento da diurese pode exacerbar a dor do paciente. Os urologistas insistem na localização do cálculo que não se elimina espontaneamente através da ureteroscopia. A partir daí, podem decidir no tipo de intervenção para eliminação do cálculo.

13 comentários:

  1. Seus comentarios são bastante elucidativo. Estou tomando o medicamento "omnic" (segundo dia), senti alguns efeitos colaterais apos tomá-los, fraqueza, tontura ao levantar e urinar (tomei a noite). Talvez esteja fazendo efeito, pois o rim voltou a doer apos toma-lo. Estou com duas pedras de 9mm cada em um dos rins. O médico recomendou tomar por duas semanas, senao der certo, entao fazer a cirurgia. Agora é beber muito liquido...

    ResponderExcluir
  2. Não entendi,que eu saiba Omnic é um medicamento a base de tamsulosina, indicado para HPB e não pra calculo renal,e possui muitos efeitos colaterais como os que vc descreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que como O Omnic atua na relaxamento da musculatura da uretra e da próstata, permite que a pedra seja expelida de forma mais fácil devido a esse relaxamento.

      Excluir
  3. Pois é andrade84, meu médico também me receitou Omnic para calculo renal, e no meu caso, as pedras são minúsculas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que como O Omnic atua na relaxamento da musculatura da uretra e da próstata, permite que a pedra seja expelida de forma mais fácil devido a esse relaxamento.

      Excluir
  4. Bom dia Andrade. Não entendi seu comentário acima "Não entendi,que eu saiba Omnic é um medicamento a base de tamsulosina, indicado para HPB e não pra calculo renal,e possui muitos efeitos colaterais como os que vc descreve." . Ora no artigo publicado acima por você mesmo, está descrito justamente que o Omnic Ocas (tansulozina) está sendo mto usado para facilitar a eliminação de calculos renais qdo esses se encontram próximos da bexiga. Afinal, o Omnic Ocas é ou não usado p/ calculo renal ?
    Obrigado
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ominic reduz a tensão da musculatura lisa da próstata e da uretra facilitando o fluxo de urina, talvez seja este o principio que atua em todo o trato urinário, causando a eliminação de cálculos segundo o estudo

      Excluir
  5. HERBALIFE É UMA BOSTA. SE VOCE TOMAR VC VAI FICAR COM CAGANEIRA.

    ResponderExcluir
  6. PASSEI UM MES TOMANDO OS PRODUTOS DA HERBALIFE E FIQUEI COM O CU TODO ENTUPIDO. AGORA TO FODIDO NEM CAGAR EU POSSO.

    ResponderExcluir
  7. TOMEI HERBALIFE POR UM ANO INITERRUPTO TODO DIA DE MANHA E A TARDE. LOGO LOGO O MEU VIGOR SEXUAL AUMENTOU E FAZIA SEXO TODO DIA. DEPOIS QUE EU PAREI DE TOMAR O MEU PENIS MURCHOU E FICOU AMARELADO. UM MES DEPOIS COMECEI A TER TESAO NO CÚ, COMEÇANDO A RABEAR. SO TINHA TESAO PELO NEGAO E GRAÇAS A HERBALIFE FIQUEI COM O CU TODO ARREGAÇADO. MORAL DA HISTORIA COM HERBALIFE EU SO TOMEI NO CÚ.

    ResponderExcluir
  8. aconteceu a mesma coisa comigo. tomei herbalife por muito tempo e no inicio tive muita disposiçao, chegando a traçar até oito mulheres por dia. depois fiquei sem dinheiro e nao pude mais tomar os produtos. meu pênis atrofiou e passe a ter tesao somente pelo cú. agora virou um vicio tenho que dar o du todo dia. resultado emagreci de tanto dar o cú e estou com o rabo igual uma flor.

    ResponderExcluir
  9. por ser mulher, ontem fui parar no os com cálculos, deu ma pequena pedra a caminho da bexiga e foi passado secotex , posso tomar se este medicamento é indicado para prostata

    ResponderExcluir
  10. meu deus este remédio faz esse estrago misericórdia.....não vou tomar......

    ResponderExcluir

Follow by Email